O Uso da Mensagem Instantânea para Reduzir a Interrupção

A maioria das pessoas que usam o software de mensagem instantânea (MI) para papear no trabalho conduz para um aumento da ruptura. De fato, um estudo recentemente publicado por pesquisadores da Ohio State University e University of California em Irvine, mostrou que os trabalhadores que usam MI no trabalho, relatam que sofrem menos interrupções do que seus colegas que não o utilizam. A pesquisa mostrou que MI é freqüentemente usado no lugar de outros meios de comunicação mais disruptivos, tais como telefone, e-mail e conversas pessoais. E isto, na verdade, conduz à um aumento de produtividade. Este estudo foi escrito por Dr. R. Kelly Garrett da Ohio State e Dr. James N. Danziger da UCLA.

As descobertas publicadas recentemente no Journal of Computer Mediated Communication, explica "o uso da mensagem instantânea conduz à mais conversas no computador, mas são conversas mais curtas do que aquelas realizadas ao telefone". Mais ainda, "os trabalhadores são bastante estratégicos no uso da mensagem instantânea. A MI é usada para verificar com seus colegas, se eles estão ocupados, antes de interrompê-los de forma mais invasiva".

Alguns trabalhadores usam a tecnologia da MI para verificar se seus colegas estarão disponíveis ao invés de contatá-los pessoalmente de forma inesperada. Outros usam a tecnologia para obter respostas rápidas para questões gerais ou para perguntar sobre o fluxo das tarefas, para evitar o contato pessoal desnecessário. A MI não tem bom uso para a resolução de problemas ou situações complexas.

A tecnologia permite aos usuários controlar como e quando eles se comunicam com colegas, e dá as pessoas a capacidade de sinalizar a disponibilidade, ou então, postergar respostas para momentos mais convenientes. Em função de ser socialmente mais aceitável para ignorar ou recusar uma mensagem de texto, do que uma chamada telefônica, muitos utilizam esta tecnologia para evitar conversas que venham a interromper as atividades.

As pessoas que usam MI relatam que se sentem como se fossem interrompidas com menos freqüências. "A MI tem apresentado alguns benefícios, que há algum tempo, ainda assustavam as pessoas", disse Garrett. Resultado: "o efeito da MI é na verdade, bastante positivo". Espera-se ver mais empresas testando esta tecnologia de maneira formal, no sentido de ajudar seus funcionários a fazer mais com menos.

Copyright 2001 by The Herman Group.
Reprodução permitida desde que com citação da fonte.
Artigos de Roger Herman e Joyce Gioya, Business Futurists e consultores associados da TDC Capacitação Profissional.
Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com.br, ou acesse nosso site www.tdccap.com.br.
Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com.br

Publicado em 27/08/2008.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family