Customização de software

Imagem mostra Programador customizando software
Customização de software

A customização de software consiste no desenvolvimento de sistemas, aplicativos, programas, sites, páginas de site, etc., em conformidade com as especificações do cliente, ou seja, o software é construído e moldado às necessidades exclusivas do cliente contratante (ao gosto do freguês).

A customização pode ser total ou parcial:

1) O software pode ser 100% customizado, ou seja, totalmente desenvolvido especificamente para o cliente em questão;

2) O software pode ser adaptado às necessidades do cliente, a partir de um software básico já existente.

Em contraste com softwares oferecidos em forma de pacote, o custo de um software customizado tende a ser muitas vezes mais caro, já que um pacote tem seu custo de desenvolvimento diluído entre vários clientes que o adquirirem, enquanto que o custo do desenvolvimento customizado é totalmente do contratante.

Normalmente as empresas customizam o desenvolvimento de software (sistemas, programas, aplicativos, etc.) que atende às necessidades básicas do seu negócio, adquirindo pacotes para atenderem às demais necessidades da empresa.
Exemplo:

1) Se a empresa for uma indústria, fará questão que toda a sua linha de produção seja controlada por software customizado, de maneira que os seus segredos industriais estejam protegidos, como também que haja maior facilidade de alterações e novas implementações, tão logo sejam necessárias, sem depender de terceiros. Por outro lado, atividades como contabilidade, folha de pagamento, livros fiscais, fluxo de caixa, controle de estoques, logística, entre outros, podem ser atendidas por pacotes de terceiros, com ou sem customizações parciais.

2) Se a empresa for uma loja virtual de comércio eletrônico, gostará de ter todo o seu site, a retaguarda do site, seu sistema de logística (recebimentos e entregas), o seu controle de estoques, o seu sistema de CRM, entre outros, totalmente customizados. Mas, a exemplo da indústria, também poderá preferir pacotes de terceiros, com customizações parciais ou não, dos sistemas administrativos e fiscais, tais como contabilidade, folha de pagamento, tesouraria, livros fiscais, entre outros.


Data de confecção do texto acima: 22/01/2015.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family