Aplicativos para web e mobiles

A imagem mostra caixas simbolizando Pacotes de aplicativos
Aplicativos para web e mobiles

Poderíamos dizer que um aplicativo (app) é um programa ou um pequeno conjunto de programas que realizam tarefas bem específicas, enquanto que um sistema (ou aplicação) já seria um conjunto de programas com uma abrangência mais ampla, ou, até mesmo, mais complexa.

A partir do momento em que a mobilidade passou a ser uma grande realidade em nossas vidas, onde muitas das principais funcionalidades de um computador de mesa, ou de um notebook, se tornaram disponíveis em pequenos aparelhos (mobiles), como celulares, smartphones, tablets, netbooks, entre outros, o termo aplicativo passou a se tornar cada dia mais popular.

Se por muitos anos tivemos dificuldade de explicar para um ser humano normal (fora da área de TI) o que é um software, um programa de computador, um sistema, etc, hoje basta dizer que se trata de um aplicativo que a pessoa logo sabe do que estamos falando.

Atualmente podemos encontrar várias lojas virtuais, exclusivamente para venda de aplicativos na web (Internet), assim como Chrome Web Store, Microsoft Store, Apple Store , Loja do Windows Phone, entre outras.

Temos aplicativos que precisam ser baixados (download) e depois instalados em seu aparelho, como também temos muitos aplicativos que podem ser executados diretamente em sites da Internet, muitos dos quais já responsivos para vários modelos de tamanho, desde pequenos mobiles até computadores com grandes monitores, ou até mesmo em imensos telões da TV digital.

Como exemplo de aplicativos, poderíamos dizer que os mais populares são os games (jogos), redes sociais, editores de textos, planilhas eletrônicas, GPS, indicadores financeiros, informação do tempo / clima, notícias online, antivírus, tocadores de música (music player), executores de vídeos (vídeo player), entre tantos outros.

Data de confecção do texto acima: 24/01/2015.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family