Criação sites web responsivos

Imagem mostra Programador criando sites com desenho web responsivos
Criando sites web responsivos

Criação de Sites, ou Desenvolvimento de Sites, responsivos ou não, refere-se a um processo de construção e testes de software, especifico para a web (leia-se browsers ou navegadores), com a finalidade de se obter um conjunto de páginas e funcionalidades, que satisfaçam aos objetivos predefinidos, quer em termos de usabilidade, como também pela compatibilidade com outros sistemas existentes.

Atualmente, uma das preocupações principais a levarmos em conta é a necessidade de que os sites sejam responsivos (Responsive Web Design), ou seja, sejam construídos de tal forma a executarem em qualquer plataforma onde se consegue acesso à Internet, como computador de mesa, notebook, netbook, mobile (tablet, smartphone, celular, etc), além de Televisão (TV) Digital e outros aparelhos ou mídias digitais.

O desenvolvimento web pode variar, desde simples páginas estáticas, até aplicações ricas e dinâmicas, tais como comércio eletrônico, portais de notícias, redes sociais, entre muitos outros.

Um aspecto muito importante a ser considerado é que se pode utilizar a mesma tecnologia de desenvolvimento de sites para Internet, para construir sistemas a ser executados via Intranet, ou seja, pode-se construir um sistema de uso exclusivo e interno da empresa, com a mesma qualidade e riqueza de recursos de um site web.

Para disponibilizar um site a ser acessado na Internet, normalmente se contrata uma empresa de hospedagem (servidor compartilhado, servidor dedicado ou cloud), para a qual se paga um aluguel mensal, referente aos recursos contratados, seja pelo consumo de disco, seja pela quantidade de acessos, entre outros.

Para disponibilizar um site a ser acessado na Intranet, normalmente se instala o mesmo em servidores internos da empresa, mas pode-se também contratar uma empresa de hospedagem, normalmente alugando um servidor dedicado ou cloud.

Um site normalmente é composto por duas importantes camadas:

1) O site propriamente dito, ou seja, a parte acessível ao cliente, usuário, seja conteúdo livre, seja conteúdo protegido por login (senha).

2) O sistema de retaguarda, o qual sempre é protegido por login (senha), pois normalmente só pode ser acessado por pessoal autorizado pela empresa, como funcionários, terceiros contratados, entre outros.

Em um site com conteúdo dinâmico, seu conteúdo é atualizado a partir da alimentação realizada via sistema de retaguarda, seja via interação humana, seja via processos automáticos.

Um site de conteúdo estático dificilmente recebe atualizações, e, quando isso for necessário, por padrão, o proprietário do site contrata um desenvolvedor e/ou um web designer para esta atividade.

Observação:

Muitas vezes o sistema de retaguarda é muito mais complexo do que o próprio site em si, elevando bastante o custo e tempo de desenvolvimento de toda a solução (site mais retaguarda). Isso depende muito de cada projeto, pois cada caso é um caso, e não existe receita única, ou seja, para cada escopo a sua solução e, consequentemente, seu prazo e seu custo, de levantamento, análise, design, desenvolvimento, testes, instalação (deploy), manutenção e o respectivo gerenciamento de projeto.


Data de confecção do texto acima: 22/01/2015.


WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family