Obesidade, Custos e Bem Estar

De acordo com a Agency of Healthcare Research and Quality dos Estados Unidos (www.ahrq.gov), todos os adultos norte-americanos poderão ter excesso de peso em quarenta anos. Esta previsão assustadora é uma das descobertas neste estudo subsidiado pelo governo americano. Dois terços da população já está catalogada como tendo excesso de peso, e assim, qualquer aumento poderia causar alarme. Estas novas projeções, publicadas recentemente no jornal Obesity, estão baseadas em dados coletados por aproximadamente 34 anos.

Ao redor do ano 2030, 86% dos adultos norte-americanos poderão estar com sobrepeso, com uma taxa de obesidade de 51%. Obesidade está definida como um peso de 20% acima do recomendado em função da altura e da idade, enquanto que sobrepeso é definido com um peso menos saudável para sua idade e altura. Se esta tendência continuar, em 2048 todos os adultos dos Estados Unidos poderão estar no mínimo na classificação de sobrepeso moderado.

O estudo prevê que problemas com peso serão mais severos em grupos específicos, notadamente entre afro-americanos, e descendentes de mexicanos nascidos nos Estados Unidos. Todas as mulheres afro-americanas e 90% dos homens descendentes de mexicanos poderão estar com sobrepeso em 2034.

Geneticamente e fisiologicamente deveria ser impossível que todos os adultos dos Estados Unidos se transformassem em pessoas com sobrepeso, disse Dra. Lan Liang, uma pesquisadora do estudo. Entretanto, as informações sugerem: esta é a direção para a qual estamos seguindo. Isto é, na verdade, um sinal de alerta para mostrar o que poderia acontecer se nada mudar, disse ela.

Se nada mudar os custos de assistência médica diretamente relacionados com sobrepeso e obesidade dobrarão a cada década, atingindo U$ 957 bilhões em 2030, representando um sexto das despesas com assistência médica nos Estados Unidos.

Falar, apenas para as pessoas que comam menos, e que façam mais exercícios, não é suficiente; esforços de maior alcance são necessários para melhorar o estilo de vida dos americanos e manter seus pesos em níveis saudáveis. Outras sugestões incluem: melhorar os calçamentos das comunidades, facilitando o hábito das caminhadas e fazer com que a indústria alimentícia ofereça alimentos mais saudáveis, tendo como finalidade o fornecimento de alimentos menos calóricos. A Dra. Liang diz ainda, Na verdade, faz se necessário que os esforços não se restrinjam a esforços pessoais; é necessário um esforço conjunto de toda a sociedade.

Nós acreditamos que, do ponto de vista corporativo, as empresas continuarão com suas ações no sentido de continuar com seus programas de incentivo para seus trabalhadores no sentido de cuidarem do peso e da saúde como um todo, promovendo campanhas de prevenção com relação a atitudes e comportamentos não saudáveis.

Copyright 2001 by The Herman Group.
Reprodução permitida desde que com citação da fonte.
Artigos de Roger Herman e Joyce Gioya, Business Futurists e consultores associados da TDC Capacitação Profissional.
Para assinar ou cancelar o recebimento do Trend Alert Report, envie e-mail para tdc@tdccap.com.br, ou acesse nosso site www.tdccap.com.br.
Este serviço é público e gratuito. Envie suas sugestões e comentários para tdc@tdccap.com.br


Publicado em 20/08/2008.

WindowWidth: WindowHeight: ContainerHeight: ScrollHeight:
Responsive Media Screen:
Family